O Prêmio




Desde a primeira edição do Prêmio, houve expressiva participação da classe universitária e de profissionais do setor imobiliário, resultando na publicação de relevantes trabalhos, cujos exemplares vêm sendo distribuídos às instituições públicas e privadas para compor seu acervo bibliográfico.


Livros - III Prêmio

Os sistemas de amortização e o conceito de capitalização de juros nos financiamentos imobiliários: a experiência brasileira e o modelo internacional. Alternativas de funding para o crédito imobiliário.

O crédito imobiliário no Brasil viveu, no passado, enormes problemas, que ainda hoje se apresentam nas discussões sobre os sistemas de amortização e as dezenas de milhares de ações que tramitam no Judiciário e contestam os contratos livremente assinados entre as partes e baseados nas disposições legais em vigor. Tais assuntos foram objeto de pesquisa no 3º Prêmio Abecip de Monografias em Crédito Imobiliário e Poupança, concluído em dezembro de 2010.

São sempre oportunas as iniciativas destinadas ao fomento à pesquisa e à inovação no segmento, bem como a qualificação dos profissionais envolvidos nesse processo de crescimento marcado por enorme dinamismo.

Instituído para estimular profissionais e estudantes a desenvolver trabalhos sobre temas presentes na vida econômica das empresas, esse foi o foco do 3º Prêmio Abecip de Monografia, que premiou trabalhos sobre dois temas: o funding do mercado imobiliário e os sistemas de amortização adotados no Brasil e em outros países. Abordando questões importantes para o desenvolvimento do crédito imobiliário e do financiamento habitacional do País nos próximos anos. Os resultados podem ser conferidos nos dois livros que reúnem os vencedores.

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO VOL. 1

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO VOL. 2


Livro - II Prêmio

Alternativas e soluções para o financiamento de imóveis de interesse social

No 2º Prêmio Abecip de Monografia, destacaram-se os temas voltados para a habitação popular, onde se concentra o déficit habitacional brasileiro. O livro reúne um conjunto de monografias sobre mecanismos de financiamento da habitação social no Brasil, que deverá constituir um dos vetores do crescimento da indústria da construção civil nos próximos anos.

A elas referiu-se o presidente da Abecip, Luiz Antonio Nogueira de França, como evidência da “capacidade de análise do crédito imobiliário, um dos braços pujantes do Sistema Financeiro Nacional” e que representam, portanto, uma contribuição da entidade ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o crédito à baixa renda.

Entre os temas abordados no livro estão à mobilização do mercado de capitais para a colocação de recebíveis originados das operações sociais, a criação de novos fundos ou a utilização dos já existentes para financiar a moradia, a colocação de papéis com características inovadoras (como a possibilidade de uso para quitação de tributos federais), o desenvolvimento de estruturas privadas para o investimento em regiões destinadas à habitação e a relevância dos mecanismos de proteção da propriedade, via registro imobiliário.

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO LIVRO



Livro - I Prêmio

Construindo um modelo permanente, equilibrado e economicamente sustentável de crédito imobiliário brasileiro

Com forte cunho educativo, a idéia de criação do 1o Prêmio de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança partiu da percepção de uma crescente demanda dos associados da ABECIP para a ampliação dos debates em torno deste tema estratégico no desenvolvimento econômico e social do País.

Os resultados da premiação, reunidos no livro, representam mais que uma conquista do segmento, constitui um patrimônio da sociedade brasileira. Os trabalhos retratam a diversidade das pesquisas feitas de norte a sul do Brasil e refletem a inquietação e a criatividade do empreendedor brasileiro, sempre à procura do novo, do melhor, do mais moderno, do mais produtivo.

Entre as principais idéias desenvolvidas, podemos destacar a importância da solidificação de um novo marco jurídico-institucional propício para o desenvolvimento do crédito imobiliário, o potencial do crédito imobiliário como propulsor do desenvolvimento econômico, e o olhar crítico acerca das experiências internacionais.

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO LIVRO

compartilhe