O Prêmio




Edição 2010 - III Prêmio

A cerimônia de premiação do III Prêmio Abecip de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança foi realizada no dia 2 de dezembro, no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. Cerca de 150 convidados participaram do evento, que contou com a presença de representantes da área acadêmica, de entidades associadas, autoridades e líderes do setor imobiliário.

Em sua terceira edição, o Prêmio ABECIP de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança contou com dezenas de inscrições referentes às categorias profissional e graduando, com premiações em dois temas: "Alternativas de funding para o crédito imobiliário"; e "Os sistemas de amortização e o conceito de capitalização de juros nos financiamentos imobiliários: a experiência brasileira e o modelo internacional".

Para Luiz Antonio França, então presidente da Abecip à época, ao incentivar o aprofundamento do estudo do crédito imobiliário no País, o Prêmio Monografia ajuda a criar oportunidades para o desenvolvimento da economia brasileira e para o modelo de sociedade que se deseja, com oferta ampla de moradia, disseminação de moradia própria, aumento do bem estar das famílias, vínculos sociais e familiares mais estreitos, além de perspectivas de futuro melhor para os filhos. "Numa sociedade cada vez mais longeva, maior será a demanda por residências apropriadas, cuja aquisição passa por créditos bem constituídos, com prestações adequadas à renda das famílias. É hora de atender à demanda por qualidade. As instituições do crédito imobiliário estão prontas para satisfazer compradores mais exigentes e mais conscientes do que desejam", afirmou.

O III Prêmio Abecip de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança contou com o patrocínio do
Bradesco e da Caixa Econômica Federal.

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO VOL. 1
CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO VOL. 2

Edição 2008- II Prêmio

Com a edição do II Prêmio ABECIP de Monografia, cujo tema foi Soluções e alternativas para o financiamento de imóveis de interesse social, a entidade expressa seu reconhecimento ao estudo, à investigação científica e ao aprimoramento teórico, bem como à dedicação dos estudiosos do setor.

Foram premiados cinco trabalhos sobre assuntos relevantes para o setor, como o desenvolvimento de modelos de financiamento que combinem fundos federais, autoconstrução, poupança solidária e projectfinance social e a utilização de mecanismos do mercado de capitais para mobilizar recursos para a moradia de baixa renda. Igualmente relevantes, outras monografias sugeriram a criação de novos papéis para o funding da habitação popular e o envolvimento da área privada em projetos destinados à melhoria de microrregiões, abrindo espaço para a edificação de projetos de grande porte. Destaca-se ainda um trabalho que enfatizou a relevância do registro de imóveis como instrumento indispensável para propiciar segurança jurídica ao crédito imobiliário e, dessa forma, assegurar a redução dos custos da produção e da comercialização de imóveis.

Os trabalhos apresentaram sugestões que, se desenvolvidas e aproveitadas, poderão fortalecer o Sistema de Financiamento Habitacional e o Sistema de Financiamento Imobiliário, além de ampliar o acesso da população à moradia. Em pouco mais de quatro décadas, estes sistemas geraram 10,2 milhões de operações de financiamento imobiliário, prosseguindo com o objetivo de reduzir drasticamente o déficit habitacional existente nos principais centros urbanos do País.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO LIVRO

Edição 2006 - I Prêmio

Com o propósito de fomentar e ampliar o debate em torno de questões que permeiam a economia contemporânea, mais precisamente o mercado imobiliário brasileiro, a Associação das Entidades de Crédito imobiliário e Poupança - ABECIP instituiu, em 2006, o I Prêmio de Monografia em Crédito Imobiliário e Poupança.

O grande objetivo da criação desse prêmio era identificar e, sobretudo, reconhecer propostas que pudessem servir de referência para colaborar na construção de um modelo de crédito imobiliário permanente, equilibrado e economicamente sustentável.

Os resultados alcançados a partir desta iniciativa revelaram a importante participação da classe universitária e de profissionais já inseridos no mercado de trabalho e, com, isso, ratifica o conceito do valor da responsabilidade social implícita na missão da entidade, que é contribuir para o fortalecimento do mercado de crédito imobiliário brasileiro.

Para a ABECIP, essa participação foi extremamente representativa, uma vez que os trabalhos apresentados são preciosos do ponto de vista da discussão do segmento.

Vale ressaltar que o sucesso do prêmio corroborou a intenção da associação em promover iniciativas na área de pesquisa, colocando como centro do debate o crédito imobiliário, que hoje representa a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social sustentável do país.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO LIVRO

compartilhe